0
Obs. Artigo publicado originalmente no blog Caminhando com o Mestre do mesmo autor e postado neste blog em 29/06/2019 às 13:53h como referência.

Boa noite, anjos estelares,

Os últimos dias tem sido marcantes em termos de novas descobertas... além de estar atarefado em várias frentes.

O fato de estar "ancorado" em corpo físico já acarreta a responsabilidade para manter a vida neste veículo de manifestação... pois somos consciência divina, que traz em sua bagagem, uma longa jornada neste planeta.

Por isso, os deveres e compromissos com o plano material envolve muitas vezes, obrigações que devemos cumprir com satisfação e alegria.

Não devemos focar nossas atenções em apenas um ponto dentro da experiência humana que fazemos aqui embaixo como almas peregrinas.

E sim, temos que ter o discernimento de saber escolher os "caminhos" mais suaves ou torná-las "mais suaves" se não for do nosso agrado pessoal...

Porque enquanto seres espirituais que somos, estamos aqui para aprender, compartilhar, crescer e amadurecer... e isso ocorre porque estamos dentro de uma grande "Escola" chamada Terra.

Quando digo que tudo na vida é espiritualidade, há uma razão para afirmar isto... e também a própria materialidade é resultado de uma manifestação espiritual... e sendo assim... a base/alicerce de tudo o que existe neste mundo material se origina antes no plano espiritual e depois, a precipitação ocorre em forma de densificação das energias-formas de pensamento e sentimento.

Hoje, durante as diversas conversas que mantive com amigos, ficou claro uma coisa interessante... a "falta de tempo" para ler!

Como já mencionei uma vez, temos tempo para tudo... menos para nós mesmos!!!

E, a leitura é um hábito que se perdeu no tempo e deixou de ser algo interessante devido às facilidades da tecnologia atual... por um lado é bom e por outro não!

Porque isto?! 

Porque o nosso cérebro físico precisa ser treinado constantemente. A rede de neurônios são os "trilhos" que nos levam a um labirinto de conhecimentos e quanto mais construímos "novos trilhos", mais caminhos abriremos para a expansão da nossa consciência neste plano terreno.

Existem apenas dois métodos ou padrão de aprendizado... o da repetição (como nas escolas) e o do choque (um tratamento inconsciente). Um é tranquilo e suave, mas o outro é doloroso e o não entendimento ocasiona o sofrimento.

Enquanto a maior parte da humanidade ainda "engatinha" com o corpo emocional, uma outra parte (minoria) consegue andar com o corpo mental.

Se o ser humano se deixa levar pelo lado das emoções de "baixa vibração", ocorre que todo o desenvolvimento do corpo mental fica estagnado, pois a força que constrói esta parte da mente é o pensamento... e no caso aqui, este "poder mental" fica à mercê das sensações do corpo físico, atendendo aos desejos do corpo emocional.

Os pensamentos funcionam apenas para atender aos "caprichos" do ego inferior... para a satisfação dos prazeres sensoriais.

Com o tempo, após várias experiências através da dor e do sofrimento, a alma peregrina amadurece e começa a conduzir suas manifestações no plano terreno através do raciocínio lógico, já consciente de que deve conduzir seus pensamentos para algo muito maior do que ficar relegado à "escravidão" do corpo físico.

Deixa de se iludir pelas paixões e renasce com um novo sentimento mais sereno e harmonioso... escolhe a eternidade e abandona o que é temporal... busca sua essência interior e não se entrega à pressão da personalidade.

O exercício da leitura, tema deste texto, é um dos raros momentos onde nós criamos um hábito sadio para o amadurecimento de idéias, opiniões, e até mesmo da realização de sonhos e ideais.

Porque esta forma de estar conectado com a leitura, gera um campo imenso para a expansão da mente, no qual os pensamentos são conduzidos com o objetivo de abrir novos caminhos na senda do conhecimento humano.

Cada ser carrega em si um "dom divino" e não importa em qual nível este dom atua, mas sim como esta qualidade divina é usada em benefício do Todo.

O ser humano em sua atividade cotidiana pode expressar e manifestar este aspecto, transformando a sua estada neste planeta em algo maravilhoso.

Não é o "cargo" ou "função"... não é a profissão ou o serviço prestado... não é a personalidade e nem o abnegado... nem mesmo o materialista ou o espiritualista... e sim o ato de Servir!

No Servir, o ser humano em qualquer campo da atividade humana, presta um dos maiores serviços à sua raça!

E neste Servir, faz aflorar um dom... cuja qualidade é necessária para fazer avançar a Humanidade em sua nova consciência...


Cada especialidade demonstra o meio de atuação, a ação é executada com o espírito de Servir... e nisto consiste a grande meta da alma peregrina...

Este "dom divino" eu costumo chamar de "toque mágico".


Onde tuas mãos tocam... é sagrado.

Onde teus olhos se fixam... é sagrado.

Onde teus pensamentos fluem... é sagrado.

Onde teus sentimentos se dirigem... é sagrado.

E tudo isso pode ser simplificado em um só ato...

- Gratidão!

Saber agradecer é um momento... sagrado.

Reverenciar outra pessoa com este sentimento é enaltecer a sua divindade... é reconhecer que somos Uno com o Todo!

E também compreender que o sentimento de gratidão deve abranger tudo... até as oportunidades de crescimento e aprendizado que advém das situações adversas e negativas.

Quando um problema ou conflito surge... é porque há solução... senão não seria um "problema"... e problema se existe, é para ser resolvido! Estar adiante na vanguarda da Humanidade é antecipar os eventos que ocorrem consigo mesmo.

Entender os "sinais" que são enviados de todas as formas, significa estar pronto para novas lições.

O professor não pode responder às questões pelo aluno e sim, pode dar "dicas"... antes e durante as provas... mas, em momento algum poderá fazer as escolhas pelo seu aluno.

Assim embaixo como acima... na espiritualidade funciona desta forma.

O Mentor ou a Consciência Superior de uma alma peregrina, não pode interferir no livre arbítrio da personalidade encarnada, senão o sentido do aprendizado será nulo e a perda de uma existência tem o mesmo significado de um aluno repetir de ano.

No "próximo ano" terá que voltar para a mesma sala, na mesma escola, no mesmo ambiente e a diferença será que outros que passaram de ano prosseguiram em sua caminhada, enquanto deverá reaprender suas lições com outra turma mais nova.

Para concluir este tema, o propósito é ampliar os horizontes da nossa mente consciente.

Assim como a leitura de livros pode criar uma abertura para o mundo dos pensamentos, a "leitura" de nossos hábitos e tendências ocorridos ao longo da vida, será de fundamental importância para o amadurecimento do corpo mental.

Um leitor não fica carregando um livro para todo o lugar que vai estar, mas faz da leitura um momento único, e para isso tem seu próprio "espaço/tempo" para ler.

Então uma alma peregrina, não fica guardando seus "livros da vida" na estante, mas os usa para pesquisa e estudos sobre seus comportamentos e suas evoluções diante das lições que a vida o presenteou.

E no Sagrado Encontro com sua Essência Divina saberá discernir em que ponto da sua evolução se encontra!

Façam da leitura um hábito sagrado.

Paz na Terra,
Shima.

Postar um comentário

 
Top